Notícias

“Sendo muito otimista teremos uma vacina no início de 2021”

O Dr. em Ciências Veterinárias pela UFRGS, professor da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Tocantins e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Virologia, Fabrício Souza Campos, explanou sobre o Coronavírus durante a atividade.

Segundo o pesquisador, os vírus são os seres mais abundantes do planeta. “A gente come e respira vírus a todo momento. Em um grama de alface temos milhões de vírus. Mas os vírus encontrados no alface, como tantos outros não são nocivos a nossa saúde, diferentemente da SARS-CoV-2, causador da Covid-19”, afirmou.

Campos explicou que o novo coronavírus é um vírus envelopado (apresentam proteção lipídica externa, o envelope viral), por esse motivo mais sensível. “Por isso, a importância de lavarmos sempre as mãos e passar álcool em gel, esses são os modos de eliminá-lo. ”

“A maioria das pessoas ficam assintomáticas, e é aí que está o perigo, estão infectadas e não sabem, e desse modo podem passar para outras pessoas”, explicou.

Sobre a vacina Campos destacou que ainda deve demorar a chegar na população. “Sendo muito otimista teremos uma vacina no final do ano, ou no início de 2021. Mas tenho certeza que não serão fabricadas 7 bilhões de doses da noite para o dia. Infelizmente vamos ter que viver com essa política de distanciamento até o final do ano pelo menos”, concluiu.

No final da palestra o Campos falou sobre a importância dos aposentados se cuidarem. “Vocês que são do grupo de risco, têm que tomar cuidados redobrado. Fiquem em casa, usem máscaras, se cuidem”, finalizou.

A diretora Glaci comunicou aos presentes que o CPERS fará uma denúncia a organizações internacionais de Direitos Humanos quanto aos ataques nos salários e previdência que atentam contra a vida dos trabalhadores (as) em educação, aposentados e da ativa.

“A proposta foi aprovada ontem no Conselho Geral, e a ideia saiu do encontro virtual dos aposentados realizado em Estrela. Vamos denunciar mundialmente o que o governo está fazendo conosco”, finalizou.

O próximo encontro online dos aposentados ocorre amanhã, dia 25, no 14º Núcleos (São Leopoldo).